TRÊS RANCHOS/Cidade goiana tem lago gigante que é considerado o ‘mar do Cerrado’

Descubra Três Ranchos, uma cidade encantadora em Goiás, Brasil. Conhecida pelo Lago Azul, a “praia” de Goiás, e suas festividades culturais vibrantes.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso 
Três Ranchos é um município brasileiro localizado no extremo sudeste do estado de Goiás, à margem direita do Rio Paranaíba

Três Ranchos é um município encantador localizado no extremo sudeste do estado de Goiás, à margem direita do Rio Paranaíba. O município limita-se ao norte com Ouvidor, a sul e oeste com Catalão, ao sul e a leste com o estado de Minas Gerais. A cidade foi estabelecida como distrito em 19 de dezembro de 1948 e emancipada do município de Catalão em 19 de outubro de 1953.

Existem duas versões para a origem do nome do município. Uma delas atribui o nome “três ranchos” aos locais de pouso para os viajantes e tropeiros, enquanto a outra o atribui a ranchos que se localizavam no alto da serra, onde teria existido um pequeno quilombo. No “Vocabulário Geográfico do Estado de Goiás”, editado pelo IBGE em 1957, o termo “três ranchos” refere-se à “serra entre o córrego Água Limpa e o ribeirão Ouvidor”, no Município de Catalão, o que reforça a segunda interpretação.

O principal atrativo turístico do município é o Lago Azul, um dos maiores de água doce do país. Criado pelo represamento do Rio Paranaíba, o lago atrai um grande número de turistas que buscam contato com a natureza, descanso e também para praticar esportes náuticos.

 

Além disso, a cidade de Três Ranchos é conhecida por sediar a abertura do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e por suas festividades de carnaval. A cidade também tem uma política contínua de fomento à cultura, instituída pela Lei Aldir Blanc de 2022. Portanto, se você está em busca de um local para se divertir ou relaxar no próximo feriado, Três Ranchos é, sem dúvida, um destino perfeito para você!

O Mar do Cerrado

Sabia que em Goiás existe uma praia? Ela está localizada na encantadora cidade de Três Ranchos, situada no sudoeste do estado.  Trata-se do Lago Azul, carinhosamente apelidado de “mar do cerrado”, um destino que atrai diversos turistas que buscam desfrutar da beleza do local, onde encontram não apenas uma experiência segura, mas também lazer e diversão.

Três Ranchos é um dos destinos mais procurados pelos turistas em Goiás, e é ali que encontramos o Lago Azul, uma das atrações principais da cidade. Seu nome faz referência às águas cristalinas, característica que chama atenção a todos que passam pelo local, que surgiu graças à construção da Usina Hidroelétrica de Emborcação, no Rio Paranaíba, no ano de 1982.

Além de se maravilhar com a beleza natural que o lugar proporciona, os visitantes têm à disposição uma variedade de atividades para aproveitar, incluindo oportunidades para a pesca popular ou esportiva, atividades de Camping, e claro, momentos relaxantes. Há também a opção de desfrutar de uma praia artificial localizada nas proximidades do Lago Azul e desfrutar de esportes aquáticos, como motos aquáticas e caiaque. E, à noite, a diversão continua com a possibilidade de festas realizadas à beira do lago.

Apesar de o Lago Azul ser o grande destaque turístico da cidade, os visitantes podem igualmente explorar alguns locais históricos, como o Mirante do Cristo Redentor e as Ruínas de Nossa Senhora d’Abadia, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade é também uma referência na fabricação de diversos produtos artesanais. Diversos produtos de excelente qualidade são produzidos, como doce de leite e outros doces à base de leite, frutas, castanhas entre outros. Um exemplo de um dos locais que vendem tais doces é o Ranchão Goiano Doceria que oferece mais de 100 variedades de doces. Também é possível encontrar diversos restaurantes com cardápios variados, na cidade e também nas margens do lago.

Outro ponto turístico da cidade que vale a pena conhecer é o Mirante do Cristo Redentor, que está localizado no ponto mais alto da cidade. De lá é possível ter uma vista panorâmica incrível de toda cidade, o monte que o cerca torna a paisagem ainda mais bonita.

Três Ranchos é sem dúvida um excelente destino para aproveitar o feriado, com suas diversas opções de lazer e beleza sem igual. Três Ranchos se destaca como um destino que atende a todos os gostos e idades. Não importa se você está em busca de aventuras aquáticas, relaxamento à beira do lago ou animação, esta cidade oferece uma experiência completa e memorável para o seu feriado!

Fonte:Guia curta Mais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *