Catalão: Presidente da Câmara Dr. Jair Humberto quer tornar institucional o Projeto “Escola no Legislativo”

O objetivo do legislador e profissionais da educação é despertar nos jovens estudantes o interesse pelas políticas públicas, assim como seus direitos e deveres

Há uma citação que diz: “Ser jovem é mudar o mundo”, e, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, o vereador e advogado Dr. Jair Humberto da Silva é um defensor da tese. Como legislador, tem feito ao longo dos anos, trabalho com jovens nas escolas e através de seu gabinete já realiza ações para o despertar dos jovens sobre o conhecimento em torno dos trabalhos realizados na casa do legislativo catalano. Mas de acordo com presidente, o trabalho precisa ser ampliado e se sair apenas do seu gabinete e de projetos escolares e se tornar institucional na casa de leis o Projeto “Escola no legislativo” que fomenta o trabalho de vereadores mirins atuando junto, em sessões, aos edis que compõe as bancadas.

A convite do presidente os jovens de um Colégio Estadual participaram de uma visita e realizaram uma sessão simulada onde houve diversos momentos de explanação e os jovens puderam conhecer e se colocar no lugar dos legisladores por algum tempo, como informa o Presidente e Idealizador da ideia: “Dando continuidade ao projeto “Escola no legislativo”, alunos do CEPI Matilde Margon Vaz, estiveram conosco conhecendo um pouco do cotidiano parlamentar. Eles até elegeram quatro vereadores entre si, e depois escolheram um presidente. É sempre um prazer dividir um pouco do nosso trabalho com a garotada atenta e interessada de Catalão”.

Durante a 41ª Sessão Ordinária, o presidente, novamente recebeu junto aos demais vereadores o professor que coordena o projeto e seus alunos. E, desta vez, a pedido do presidente os mesmos participaram como afilhados e assessores dos vereadores na sessão.

“Tivemos a alegria de receber aqui, há poucos dias, os alunos, Professor Márcio Greick e toda sua equipe, participamos de uma reunião de um projeto que já trabalhávamos nele, mas agora queremos torná-lo, institucional. Foi uma manhã de cidadania, onde chamamos a moçada para a responsabilidade e foi muito importante”, informou Jair Humberto.

O Presidente do Poder Legislativo Catalano convidou a todos para assentarem entre os legisladores em suas bancadas e pediu para que os menos antes de suas falas, apresentassem seus afilhados. Ele enfatizou ainda a importância de se pensar um projeto mais amplo para envolver a juventude em torno dos trabalhos ada casa, como uma troca de experiência para os alunos e vereadores, ressaltando a relevância de que o trabalho que é realizado seja conhecido de fato por eles e assim apresentado sobre o olhar de cada um, a realidade onde vivem e estudam: “Esse é um projeto experimental, mas acredito que seja o primeiro passo para que possamos num futuro breve criar o parlamento mirim, onde esses jovens vão poder participar e difundir no seu meio, a sua visão sobre os trabalhos que são de suma importância para a comunidade”.

Fonte: SDNEWS

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *