Catalão: “É inaceitável o desserviço que está tragédia em forma de CNPJ chamada ENEL tem prestado a nossa cidade e no nosso estado”, diz o Presidente da Câmara de Vereadores na Tribuna em relação a ação que será movida pela casa

Reação de Jair Humberto se deu pelo descumprimento de duas datas agendadas pelo gerente regional para apresentação de pauta inerente a problemas enfrentados pela população junto a fornecedora de energia

Na 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, o assunto que mais chamou atenção na pauta, foi o uso da tribuna e a fala enfática do presidente da casa de leis , o vereador Dr. Jair Humberto da Silva (PROS).

“Lamentavelmente, o que me traz messa tribuna não é um bom tema. Em tempos em que, estamos entregando obras, indo Brasília conseguir recurso para melhorar nossa saúde pública, fazendo investimento para reformas em creches e escolas. Tempos em que estamos recebendo R$ 20 milhões em investimentos do Sistema Sesi/Senai para a construção de uma escola que irá receber 600 alunos do ensino fundamental II até o ensino médio, onde terão tecnologias que, até então, não conseguimos colocar a nossa cidade, como linguagem de programação, cultura maker que são um novo momento da vida do ser humano que evolução. E aí, por outro lado, atrasando o progresso da nossa cidade, tem a nossa empresa de fornecimento de energia a ENEL. E é esse motivo de estar aqui, porque queria dedicar o que eu vou falar ao Sr. Gilson Pereira Mendes que é o diretor da ENEL que fica lá em Morrinhos”.

De forma categórica, se dirigiu ao gerente regional da empresa, usando expressões fortes para classificar a falta de comprometimento e responsabilidade do mesmo para com a população e seus representantes daquela casa: “Não tenho por hábito, como já disse e vou repetir: em falar de pessoas, porque acho que ele faça o que empresa manda, ele age em nome da empresa. Só que nesse caso é diferente! Esse senhor consegue ser pior que a empresa. E olha que achei que não teria pior, mas ele é dissimulado, mentiroso e acha que só quem nasceu na terra dele, tem um pouco de capacidade de percebe o que ele está tentando fazer com a Câmara Municipal de Vereadores. Ele marcou para o dia 4 de outubro, o convite foi entregue na sede da regional, em Morrinhos. Depois ele pediu para hoje. Nesse meio tempo, se ele tivesse gastava energia que ele gastou comigo, tentando fazer com que eu demovesse esta casa dos propósitos dela, tentando de justificar os erros que esta tragédia em forma de CNPJ chamado ENEL em Goiás, e não sei por onde mais, ela presta desserviço no Brasil, ele teria resolvido os problemas. Ele tentou o que eu o recebesse, não recebo. Não converso com ele, a não ser no plenário. Tentou depois que o reunisse com os vereadores de portas fechadas para falar com ele. Nós, não vamos fazer isso! Nosso objetivo e trazê-lo aqui, para que possa esclarecer a população”.

Ações infundadas e irresponsabilidades em atos de trabalho pelas ruas da cidade, também foram apontados com provas pelo legislador:”Existem inúmeras demandas! Esse senhor me pediu que adiantasse a pauta, como não tem nada de mais, passei para ele que as demandas em regra, em maior número, são: interrupção do fornecimento de energia, intervenções no trânsito sem a devida autorização. Inclusive, vou colocar nas minhas redes sociais, um vídeo da ENEL fazendo poda de árvores, na Avenida Ricardo Paranhos, e, não tem cabimento uma empresa conseguir ser tão ruim desse jeito, mas ele conseguiu fazer pior, porque foi no mesmo dia e no mesmo horário, entre onde vira da 20 de agosto para a Ricardo Paranhos, onde colocaram quatro cones impedindo uma mão, o trânsito intenso, porque é a hora das pessoas saírem do distrito industrial para irem retornar as suas casas, e, os trabalhadores da ENEL, ali deitados, os cones interditando e o resto, que se dane. Fiz uma foto e mandei para ele, porque ele é dissimulado e não merece respeito dessa casa e de ninguém de Catalão”.

Jair apresenta questões com exemplos de situações vividas por comerciantes e moradores de regiões que tem o fornecimento de energia interrompido por longo período com , justifica: “Desde que a ENEL assumiu, ela está aprontando uma atrás da outra. Acho que todos lembram quando começaram a promover a retirada dos medidores de energia, sem autorização do morador, sem acompanhamento morador. Eles iam lá e faziam uma perícia unilateral e mandar uma conta de R$ 7 mil R$ 8 mil para o cliente. Será que eles não sabem que essa pericia deve ser acompanhada pela outra parte? Incompetentes! E o pior, retiram o medidor de energia, e o cidadão fica sem energia por 2, 5, 10 horas, até dois dias sem fornecimento e, se quer, tem alguma informação”.

E acrescenta: “Queda de energia são recorrentes e são prejuízo para seus clientes. Recentemente eles fizeram a interrupção do fornecimento de energia no Setor Santa Cruz, lá tem uma grande empresa de panificação, interromperam a energia e deixaram a empresa sem nenhuma informação. E o pior, depois não foram lá saber qual o prejuízo que o comerciante teve pela incompetência deles. Na Avenida Lamartine, o trecho que vai do Batalhão da Polícia Militar, até no final, ficou 11 hora sem energia. Um local onde a maior parte do comércio é alimentício, o resultado para todos é prejuízo, prejuízo e mais prejuízo. O governador falou que vai tomar providencias em relação a esse desserviço, e, espero que tome mesmo”.

O presidente também não poupou a fornecedora, usando firmeza ao informar que medidas judiciais já estão sendo tomadas diante do desinteresse em solucionar ou melhorar o serviço ofertado aos consumidores.

“Que ela não se porta como empresa descente, está claro! Que ela não se digna a prestar um bom serviço, nem se quer a preservar a história, se é que ela tem uma boa história para ser preservada. Mas, essa casa vai dar uma garantia para este tipo de gente, nós vamos dar a garantia de que vamos agir judicialmente. Se ele não quiser vir aqui em plenário, vamos dar uma resposta judicial para ele, porque ele tem que respeitar a cidade de Catalão”.

O gestor ainda ressaltou que foram feitos estudos junto ao órgão de defesa do consumidor, no município -Procon, onde, segundo ele, foi reafirmados diversos problemas em uma extensa ficha de reclamações sobre a empresa e seus funcionários: “Há uma documentação de reclamações, onde eu achava que o Gilson era ruim, mas descobri nessa documentação do Procon, outro ainda pior. A resposta dada ao órgão de defesa do consumidor foi daquela forma, muito “compromissada”, que eles têm com Goiás e Catalão, responderam que: até 31 do 12 de 2023, irão fazer um investimento da ordem de R$ 148 mil. Como que você quer que uma casa de leis, que uma cidade do nosso porte, respeitar uma empresa dessas Um cidadão desse? Não tem lógica, não tem cabimento! por isso precisamos unir forças em torno desse objetivo. Estou disponível para eles, toda terça-feira e falar, ir as redes sociais em disponibilizar alguém para monitorar o trabalho deles pela cidade a fora e detectar os problemas e os prejuízos causado a população e gravar um vídeo atrás do outro, está moda. Não sou muito adepto a internet, mais para fazer. Se não educa de um jeito, educa-se de outro. O que não pode é população ficar sofrendo. E para receber é uma maravilha não tem ninguém melhor! Eles pegam todos os problemas e prejuízos da empresa e diluem nas contas, mais uma vez quem arca com tudo isso é a população. Todos os maiores investimentos que eles fizeram foi no sentido que facilitasse a arrecadação”.

Ainda levantou o ponto de Catalão não ter atendimento direto, ficando assim, a mercê da central da cidade Morrinhos: “Não que Morrinhos, não mereça uma regional, mas eles são tão ruins, mas eles tinham que entender que deviam estar presente na maior cidade da região, até porque, para melhorar a capacidade resposta deles. Mas eles não digam, nem sequer pensar nisso. Aqui nem atendimento digno tem, eles colocam uma tenda que quem cabe fica de dentro e quem não cabe, fica do lado de fora. E ainda tem um sujeitinho que tem um monte de denúncias dele aqui que ele além de não atender, ainda fica brigando com as pessoas na fila, como se eles fossem os melhores e aquilo lá, funcionasse, todo mundo sabe que aquilo lá, não funciona!”.

Finaliza ele com indignação ao falar da postura descomprometida do representante da empresa. Assim como reafirmando as medidas cabíveis que serão tomadas para a solução do problema no não atendimento por parte da empresa, as demandas do município: “Infelizmente, essa casa, não tem o poder de resolver de vez o problema da ENEL, mas temos o poder de criar um transtorno na vida dessa empresa, de começar colocar a população a par de tudo que acontece, de tudo que a gente passa. Precisamos tomar uma posição, e dizer que nós vereadores que vamos tomar providências. E a esse cidadão, disse a ele por telefone que: queria agradecê-lo um dia, por ter vindo pela referência da casa, no entanto, no entanto, agora, no dia que ele vier aqui, vou ter que agradecer a justiça tê-lo conduzido ele até aqui, porque infelizmente , ele não teve respeito por essa casa”.

Fonte: SDNEWS

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