Centro De Zoonozes E Uma Das Metas Do Pré Candidato Donizete Batista

    Um dos problemas do município de Cumari-GO são os animais de rua, atualmente não existe atenção da Administração Pública Municipal ao problema dos cães e gatos que se encontram nessa situação, que além de tudo é questão de saúde pública. Vemos a necessidade da contratação de veterinário e a criação de um Centro de Controle de Zoonoses pelo poder público. Já fizemos um estudo prévio e temos conhecimento que o Governo Federal disponibiliza recursos para esses programas. 

O Pré-candidato a Prefeito Donizete Batista (PP-11) idealiza a criação de um Centro de Controle de Zoonoses, para controle populacional de animais de estimação, com objetivo de servir a sociedade dentro de uma concepção prática voltada para a minimização do problema da superpopulação de cães e gatos. A intenção é promover, através do controle populacional de animais, um equilíbrio entre a saúde pública e o bem-estar animal, respeitando os critérios técnicos, os preceitos éticos e os princípios da moralidade e da eficiência.

O Centro de Controle de Zoonoses seria responsável pelo processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos Tutores. Devendo priorizar o atendimento cirúrgico àqueles animais errantes, capturados nas vias públicas, proporcionando o desenvolvimento e o incentivo de uma Campanha de Adoção e Posse Responsável por parte da comunidade.

A partir do momento que o tutor do animal concordasse com o ato cirúrgico, ele assinaria um termo de responsabilidade, constando o risco que o animal estará sujeito em decorrência deste ato.

O Centro de Controle de Zoonoses ficaria responsável também pela realização de palestras educativas enfocando o tema “Posse Responsável”, além da confecção de materiais educativos para divulgação, sendo assim, referência como agente educador, dando importância especial ao conceito de responsabilidade e envolvimento da comunidade com os problemas de posse responsável e controle populacional.

    E não menos importante seria o Processo de Educação e Conscientização da necessidade de esterilizar os animais, ainda que domiciliares, para que se ponha fim à cruel e criminosa prática do abandono de filhotes indesejados, que contribui para o aumento de animais de rua e a sua consequente exposição a maus-tratos. Realizar campanhas de educação e conscientização da população, incentivando o respeito e a posse responsável de animais, exercendo corretamente a cidadania.

    Para evitar o maior número de abandonos seriam necessário parcerias com municípios vizinhos, assinatura de convênios, seria uma mobilização conjunta. 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *