DIRETÓRIO DO PT CATALÃO APROVA ROMPIMENTO COM A BASE DE ADIB ELIAS

Em documento, membros do diretório municipal, comissão executiva e filiados avaliam que a permanência na gestão de Adib “contrariam frontalmente as deliberações congressuais e princípios do partido”; deliberação acompanha política de aliança do Diretório Nacional

 O manifesto também relata o esforço dos filiados, filiadas e membros para que o partido lance uma chapa própria para as eleições deste ano. (Reprodução/Arquivo)

Em manifesto publicado no último dia 19/5, membros da executiva nacional, diretório e filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Catalão se posicionaram pelo rompimento com a base do prefeito Adib Elias (Podemos).

A publicação lembra que o prefeito de Catalão, Adib Elias, fez campanha para Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado, levando a expulsão do MDB e posterior filiação ao Podemos.

“Adib Elias é conhecido na cidade como um dos ditos coronéis que se revezam no poder da cidade. Mantém parte dos servidores municipais recebendo menos de um salário mínimo mensal, o que é Ilegal. Persegue servidores não alinhados, transferindo-os de local de trabalho, cortando gratificações, promovendo chantagem e ameaças aos não concursados. Sua forma de atuação política afronta o princípio da democracia participativa, da independência dos poderes municipal, por perseguir adversários utilizando de táticas nada republicanas”, diz parte do manifesto.

No documento, o grupo também aponta que a política de Adib Elias é composta por “antigas práticas clientelistas, para as quais a população, para ter acesso a seus direitos são, muitas vezes, submetidas, a buscar a rede informal de poder no gabinete e no legislativo municipal, para intermediar marcação de consultas, cirurgias e outros procedimentos”.

Candidatura própria

O manifesto também relata o esforço dos filiados, filiadas e membros para que o partido lance uma chapa própria para as eleições deste ano.

“Nesse sentido, avaliamos que não era possível que filiados ao partido continuassem numa prefeitura de extrema direita, bolsonarista, inimiga dos trabalhadores. Achamos importante que esses companheiros se somem à luta pelo fim do governo Bolsonaro, como diz a resolução do último Diretório Nacional do PT, e à luta para acabar de vez com os coronéis que se revezam na prefeitura de nossa cidade há anos”.

Decisão de entregar cargos

Reunidos em 14 de março de 2020, o diretório do PT Catalão deliberou, por maioria, pela entrega dos cargos comissionados na prefeitura, no entanto, a decisão foi anulada pelo atual presidente do partido, Álvaro Barbosa da Silva. O documento diz que Álvaro “não conseguiu explicar” por quais razões ele acredita que a permanência dos filiados nos cargos que ocupam é benéfica para o partido e para a luta dos trabalhadores.

Filiados no governo

Segundo informações preliminares, quatro membros do Partido dos Trabalhadores de Catalão permanecem no mandato de Adib Elias. São eles Paulo Teodoro Guimarães, Welington Cesar da Silva, Paulo Rogério e Nilson Divino (Faísca).

Presidente do PT Catalão

À reportagem, o presidente do PT Catalão, Álvaro Barbosa, disse que a decisão de deixar a base de Adib foi revogada: “tentei me explicar mas fui voto vencido”.

“O que acontece é que o PT, ele é um partido democrático, quem fala de política, de aliança, é o encontro que ainda não teve, mas quando houver, a gente vai decidir qual a posição da cidade, então por enquanto a gente está na medida tomada em 2016, de ficar na base, que vai até o dia 31 de dezembro”, declarou Álvaro.

Ainda de acordo com Álvaro, na época da aliança, foi definido que o partido teria cinco cargos no governo de Adib. Hoje, quatro desses cargos estão ocupados.

FONTE-SDNEWS

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *