Expo Catalão 2022 bate recordes e fica para a história!

A 42ª Edição da Expo Catalão terminou hoje, dia 24, com números positivos. Com sua patrocinadora Master, a Rifertil, a festa teve 10 dias, sendo sete deles gratuitos. O Sindicato Rural de Catalão fechou os números: um público de 180mil pessoas e negócios superiores a $ 100milhões.

A festa contou com novidades. Um círculo de palestras técnicas e temas atuais e voltados ao campo, foi desenvolvido levando o público e especialistas ao auditório do Parque.
Outra novidade: este ano, dois leilões foram realizados. De acordo com um dos coordenadores, Fabrício Bueno Ferreira, o primeiro foi o de Gado de Corte e o segundo de Touro Melhoradores, reunindo produtores dr toda a região. Os números surpreenderam: mais de $ 2,4milhões em comercialização. “Foi com imensa alegria que retomamos os leilões aqui no Parque durante a Expo Catalão, depois de um bom tempo sem a realização “, disse ele, lembrando que os eventos foram realizados no primeiro Tatersal, agora, todo reformado.

O Torneio Leiteiro terminou hoje. Doze animais participaram. Pelas regras, 10 ordenhas foram realizadas em dois dias, descartando a maior delas, levando em conta a média das 9 anteriores, informou um de seus coordenadores, Marcos Moreira Félix.
Duas categorias participaram: novilha e vaca leiteira. Na primeira delas, os três animais melhor avaliados levaram $ 18mil em prêmios. Da segunda, mais de $7mil.

A novilha do produtor Wender Antônio Ferreira ganhou o terceiro lugar com uma produção média de mais de 96kgs. O segundo foi para o animal do produtor Marcos Moreira Félix com mais de 97kgs produzidos. E a novilha Pintura, de propriedade de Gabriela levou o prêmio maior com uma produção superior a 115kgs.

Na categoria Vaca Leiteira, o produtor Marcos Moreira Félix ganhou o terceiro lugar. Wender Antônio Ferreira ganhou o segundo lugar e o primeiro foi para o produtor Rogério Francisco Oliveira e sua vaca girolando Salinas que produziu 173kgs.
Ao final, os vencedores ganharam o tradicional banho de leite. O produtor mais antigo e o mais novo também foram lembrados. O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, que participou da premiação, disse com alegria da reativação da produção leiteira no município. “A Coacal vai retomando suas atividades e ela é nossa (de Catalão) e isso uma hora ou outra vem. Eventos como esse nos mostram o verdadeiro produtor rural. E isso muito nos orgulha”.

Também no último dia de Expo Catalão, um show musical infantil e para toda a família, marcou o fim também do Expokids, que é um projeto desenvolvido pela sexta vez, com brincadeiras lúdicas e pedagógicas. Com o tema: Minha cidade é Agro, as crianças desenvolveram oficinas que falam sobre educação financeira e consumo consciente de Água. “A gente não está aqui somente para brincar. As crianças têm o momento de aprender e esse ano trabalhamos com temas muito importantes, que são ligados ao meio ambiente e a economia”, diz Cris Coutinho, organizadora do projeto. Antes do show, ela ganhou uma homenagem do Sindicato Rural de Catalão, por meio da gestora Comercial da Expo Catalão, Crys Terra. E estava acompanhada de patrocinadores do Expokids (SAE, Sicredi, Velly Alimentos, Equalis, JMK / Mitsubhishi) e do presidente do Sindicato Rural. Ao final do show, a criançada foi presenteada com uma “chuva de bolas”, deixando o parte com sorriso no rosto.

Esse ano, a Expo Catalão levou para a festa, o tema Las Vegas do Cerrado, com participação de personagens para interagir com o público bem na entrada do Parque e em um dia, na Praça de Alimentação. O Parque foi todo decorado e segmentado: o pátio para exposição de máquinas e veículos, a praça de Alimentação (que esse ano teve o dobro de tamanho em sua largura), a rua do Agronegócio e a da Pecuária, assim como o espaço denominado Expo Negócio, com a participação do Sebrae e 20 empresas. O Expocanta e o Rainha do Rodeio, dois dos projetos desenvolvidos, esse ano foram realizados no mesmo palco. Do concurso musical, 50 músicos participaram, sendo 20 selecionados para a eliminatória, realizada no dia 15, em seguida à abertura oficial da festa. Dez deles retornaram ao palco na sexta-feira, dia 22 para a final. Alyne Rocha ganhou o terceiro lugar. Marilda Costa e o filho Michel Costa ganharam o segundo lugar e o grande vencedor foi Robson Carvalho que veio de Goiânia. Juntos levaram um prêmio de $ 18mil patrocinado pela empresa A Favorita. O Rainha do Rodeio foi realizado no dia 15, porém a vencedora foi revelada no domingo dia 17, na Abertura do Rodeio Mitsubishi na Arena de Campeões.
Maria Eduarda Oliveira ganhou o prêmio entre 9 Selecionadas das mais de 70 inscritas. Em mais um ano, o projeto é desenvolvido pelo profissional Fernando Goulart e patrocinado pelas Óticas Diniz.

A Polícia Militar reforçou o seu policiamento dentro do Parque e nas proximidades. Um número maior de homens fizeram a segurança nos dias de shows, além da segurança particular. A Polícia Civil também levou para a festa, uma estrutura para atendimento à ocorrências. Porém, em 10 dias de festa e com grande público, foram poucas ocorrências registradas pelas forças de segurança.

 

O Primeiro Rodeio Mitsubishi de Campeões foi realizado também com novidades em 2022. A primeira delas, porque foi organizado pelo próprio Sindicato Rural de Catalão. A segunda, que teve a Mitsubishi/concessionária JMK como patrocinadora. Seu organizador, Daniel Netto, trouxe para a Arena os melhores peões e as melhores boiadas. Foi um show da abertura ao encerramento, entre os dias 17 a 20 de julho. O presidente da marca, Robert Rittscher acompanhou de perto um dis dias de prova.

O Receitas do Campo trouxe para apreciação do corpo de jurados, 25 pratos, divididos em três categorias: almoço ou jantar (prato principal), lanche e sobremesa Rural. O prato Arroz com galinha e Pequi levou o melhor, premiando Flávia Maria da Silva.
Na sobremesa, quem ganhou foi Angélica Bueno com Ameixa Frita.
E na categoria Lanche, a grande vencedora foi Lúcia Duarte, com sua pamonha.

A grade de shows também surpreendeu: foram quatro dias com nomes da música sertaneja, sendo um dia com portões abertos, quando a Expo Catalão recebeu a dupla Gino e Geno. Zé Vaqueiro e Felipe Araújo se apresentaram no primeiro sábado da festa. Dia 21 foi o dia de Gusttavo Lima e no dia 23, a dupla Henrique e Juliano.


“Por tudo que oferecemos à população, que é o que há de melhor, pelos resultados positivos que mostramos é que estamos felizes e orgulhosos. Catalão teve a melhor festa dos últimos tempos e está entre as melhores do Estado”, lembrou Renato Ribeiro, ao comentar que o número de filiados ao Sindicato saltou de 250 para 900 de 2018 até hoje. O produtor Francisco Machado, conhecido como Machadinho, foi homenageado durante um dos dias de Rodeio. Ele representou o filiado número 900, foi chamado ao centro da Arena e ganhou uma placa comemorativa das mãos do presidente. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Isso nos enche de orgulho”, finalizou Renato.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *