CONSCIÊNCIA/CORONAVIRUS

#Consciência| O presidente Jair Bolsonaro definiu outras atividades e serviços essenciais que devem funcionar durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, mesmo com a adoção de medidas de isolamento e de quarentena pelas autoridades. Entre eles estão as unidades lotéricas e as atividades religiosas de qualquer natureza.
Pelo texto são serviços e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Muitos não vêem essa característica essencial ou indispensável, por exemplo em Igrejas, já que podemos fazer nossas orações em casa. Mas, como é uma disposição federal, creio que alguns irão considerá-la e abrir as portas.
Entretanto, não deixa de ser preocupante. Acabo de passar por uma lotérica e vejam a quantidade de pessoas aglomeradas, sem qualquer medida de prevenção contra o vírus.
Já que palavra do momento é consciência, vamos nos resguardar. Se o serviço foi disponibilizado, vamos ter cautela e tomar todos os cuidados nesses locais, como manter distância de pelo menos 1,5m de cada cidadão, se possível usar máscaras e luvas (especialmente aqueles com sintomas de gripe). Se a fila tiver grande, volte em outro momento ou veja se pode fazer o serviço no caixa eletrônico do banco ou por aplicativos disponíveis em celulares.
Vamos tentar agir com equilíbrio, mas mantendo nossa saúde como prioridade.
E para finalizar, percebi que algumas lotéricas não abriram, apesar do novo dispositivo, comprovando que ainda existem pessoas receosas e preocupadas com a atual situação da pandemia. O Brasil já registrou 57 mortes e 2.433 casos da doença provocada pelo novo coronavírus. E em nossa cidade, até o momento 14 pessoas suspeitas aguardam o resultado de seus exames. Ou seja, ainda temos que ficar alertas e fazer da prevenção nossa maior aliada.
Ficar em casa, ainda é mais seguro e se for preciso sair, tome todas as medidas preventivas. Vamos ter consciência com a nossa vida e a dos outros.

#CatalãoContraCoronaVírus

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *