EXPOSIÇÃO CONGADA/ALEGRIA EM TRÊS RANCHOS

Abertura: dia 17 de Setembro de 2019, 17h30 na Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia – Goiás.

“Exposição em Goiânia retrata festa da Congada em Três Ranchos – Goiás”

A Vila Cultural Cora Coralina abre ao público em 17 de setembro a mostra fotográfica: “Congada – Alegria em Três Ranchos”, do artista paranaense Fernando Corrales. A exposição de obras inéditas vai até o dia 17 de Outubro e depois seguirá para a cidade de Três Ranchos – Goiás, onde as imagens foram captadas, em um evento que fará parte das comemorações dos 66º aniversário da cidade.

A abertura da exposição contará com a presença do fotógrafo e também da “Congada Irmandade 13 de maio” de Goiânia, que apresentará um “Terno de Congada”. O núcleo educativo da Vila Cultural preparou outras ações que acontecerão ao longo dos 30 dias da mostra, como visitas guiadas, conversa com o artista, e oficinas realizadas na Vila Cultural. Todas as ações serão abertas ao público com entrada franca. A mostra é uma homenagem do fotografo à cidade de Três Ranchos, pelo impacto cultural que o levou a realizar esse trabalho.

Nesta Individual, Fernando optou por dividir o acervo em dois módulos: “Imagens em preto e branco – preparativos para a festa”, com oito fotos em grande dimensão e a “Fase colorida – celebração”, com 33 imagens. Faz parte da mostra a ambientação constituída por vídeos e sons típicos da Congada. No processo de trabalho do artista foram realizados registros da festa religiosa da Congada dos anos de 2013 e 2014. As imagens procuram conservar a originalidade dos grupos de Três Ranchos, que estão entre um dos mais tradicionais do Brasil.

Pré-selecionados pelo artista e com a edição final do curador Gilmar Camilo (Vila Cultural Cora Coralina), os trabalhos estarão apresentadas em vários formatos e impressões fotográficas.

Posteriormente a mostra segue para a cidade Três Ranchos e ficará sob os cuidados da Prefeitura e Secretária de Turismo do Município de Três Ranchos, com o objetivo de tornar itinerante a mostra por vários locais do Brasil. Segundo o artista, esse projeto irá contribuir para com a comunidade, cedendo os direitos autorais de imagem para o uso exclusivo do município, com fins lucrativos para a comunidade ligada ao turismo e as festas da Congada, na produção e comercialização de objetos de decoração, acessórios, vestuários e etc.

A mostra foi produzida por Fernanda Ferreira / Vinde Vinho, com o apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e do Governo do Estado de Goiás. Apoio Cultural da Prefeitura do Município de Três Ranchos, Secretaria de Turismo de Três Ranchos e Câmara Municipal de Vereadores de Três Ranchos.

Maiores informações:
Vila Cultural Cora Coralina – (62) 3201 – 9863
Produtora Executiva – Fernanda Ferreira (41) 99161 2438
fernanda@vindevinho.com.br ou fer.rodrigues2011@gmail.com

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *