Sinaflor: Técnicos da SEMMAC participam de treinamento sobre implantação e funcionamento do Sistema em Catalão

Categoria: Meio Ambiente Publicado por: Assessoria de Comunicação

Sinaflor: Técnicos da SEMMAC participam de treinamento sobre implantação e funcionamento do Sistema em Catalão

Aconteceu na última terça-feira (05) na capital do estado, em Goiânia uma importante reunião sobre o processo de implantação, funcionamento e utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A capacitação foi ministrada pela equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) participaram do treinamento.
Foi um dia inteiro de encontro, discussões e debates. O município foi representado pelo Engenheiro Agrônomo Joaquim Carlos de R. Júnior e Thatiana Martins dos Santos que é Bióloga e Agente de fiscalização ambiental. Além de Catalão, outras oito cidades marcaram presença: Silvânia, Ipameri, Rio Verde, Mineiros, Minaçu, Quirinópolis, Trindade e Uruaçu.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, através do curso a cidade já começa a se preparar de forma consolidada nesse processo de implementação do Sinaflor. “Essa capacitação dos nossos técnicos foi um passo fundamental para que a SEMMAC possa oferecer maior possibilidade de monitoramento além de proporcionar transparência e padronização nas análises e emissões das autorizações florestais. Sem dúvida teremos mais segurança na utilização da ferramenta”, disse.
Sinaflor
O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) integra o controle da origem da madeira, carvão e outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. O Sinaflor foi instituído pela Instrução Normativa n° 21, de 24 de dezembro de 2014, em observância dos arts. 35 e 36 da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.
As atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) serão efetuadas por meio do Sinaflor, ou por sistemas estaduais e federais nele integrados.
ASCOM – Prefeitura de Catalão

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *